quarta-feira, 19 de agosto de 2009

50 anos de Fusca fabricados no Brasil




Volkswagen do Brasil comemora em 2009, uma data importante do carro que marcou a indústria automobilística no País, o lendário Fusca. Esse ano é marcado pela comemoração dos cinquenta anos da produção do primeiro Fusca brasileiro, na época chamado Sedan.


Como a fábrica de São Bernardo do Campo ainda não havia sido inaugurada, os primeiros Fuscas foram construídos em um galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). O Fusca já era fabricado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou completamente desmontados). Em 1959, a produção do modelo foi trasferida para a fábrica da Anchieta de onde sairam as primeiras unidades do Fusca brasileiro.


Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu com a marca de 3,1 milhões de unidades vendidas. O modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982).

Nenhum comentário:

Postar um comentário